Entre os dias 14 e 22 de novembro de 2025, Juazeiro do Norte e Crato, no interior do Ceará, recebem a XV Semana Dança Cariri – Festival Internacional. Durante nove dias, o evento ocupará teatros, centros culturais e espaços alternativos das duas cidades com acesso totalmente gratuito e serviços de acessibilidade.
Palco para artistas do Brasil e do exterior
A edição de 2025 reúne 23 espetáculos assinados por coreógrafos e companhias de Angola, Cabo Verde e México, além de grupos brasileiros de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Distrito Federal, Rio Grande do Norte e Ceará. A abertura ficará por conta do angolano Dilo Paulo, que apresenta “Ekesa-Sanko”. Também estão confirmadas companhias reconhecidas como Cia Corpus Entre Mundos (DF), Caleidos Cia de Dança (SP), Companhia Giradança (RN), Grupo Pisada (PE) e a anfitriã Cia Alysson Amancio (CE), que assina ainda a curadoria geral.
“As danças nos permitem viver relações distintas com o mundo e potencializam a nossa existência. Elas mudam as territorialidades”, destaca o coreógrafo e diretor do festival, Alysson Amancio.
Ações formativas sob o tema “A Dança Transforma”
A programação pedagógica concentra-se na troca de saberes. Estão agendadas quatro oficinas, uma residência artística, palestra, lançamento de livro e roda de conversa. As oficinas ocorrem nos seguintes dias:
- Dança de Reisado com Mestre Antônio do Reisado Discípulo de Mestre Pedro – 14/11
- Dança Afro com Dilo Paulo – 15/11
- Corpos de Enfrentamento com Alysson Amancio – 17/11
- Jogos de Improvisação em Dança com Camila Fersi (RJ) – 17/11
A mineira Dudude Herrmann conduz a residência “Q Brô” de 18 a 20 de novembro. No encerramento, Isabel Marques, da Caleidos Cia de Dança, ministra a palestra “Linhas do Tempo” e lança o livro “Conversas sobre Dança e Educação”.
Intercâmbio e rodada de negócios
O festival convida seis curadores e programadores para acompanhar as montagens e participar da Rodada de Negócios. Entre os nomes confirmados está o cabo-verdiano Djam Neguin, que dialogará com artistas locais, estimulando parcerias entre criadores latino-americanos e africanos.
Imagem: Angolano Dilo Paulo apresenta “Ekesa-Sanko”Crédito: Kevin David
Estrutura e apoios
A realização é do Instituto de Artes Dança Cariri (IADC), com incentivo do Governo do Estado do Ceará via 1º Edital de Festivais Culturais Calendarizados da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Oferecem apoio institucional o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, CCBNB Cariri, SESC Juazeiro do Norte, CRAI Cariri e Casa Movimento.
Serviço
XV Semana Dança Cariri – Festival Internacional 2025
Data: 14 a 22 de novembro
Cidades: Juazeiro do Norte e Crato (CE)
Entrada: Gratuita
Informações: @semanadancacariri
Tema: “A Dança Transforma”
Locais principais
- IADC – Rua São Francisco, 836, bairro São Miguel, Juazeiro do Norte
- Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo – Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, 1, Crato
- CCBNB Cariri – Rua São Pedro, 337, Centro, Juazeiro do Norte
- SESC Juazeiro do Norte – Rua da Matriz, 227, Centro, Juazeiro do Norte
- CRAI – Rua Francisco Sobreira da Silveira, 74, Juazeiro do Norte
Com programação plural, intercâmbio internacional e atividades formativas, a Semana Dança Cariri 2025 reforça o Cariri como polo de circulação e produção da dança contemporânea no Nordeste.
Com informações de Clickondance