Royal New Zealand Ballet apresenta temporada 2026 com estreia mundial de Macbeth

A Royal New Zealand Ballet (RNZB) revelou a programação completa de 2026, que começa em fevereiro com a estreia mundial de “Macbeth”, nova criação da coreógrafa australiana Alice Topp. A produção, realizada em parceria com a West Australian Ballet, integra o Aotearoa New Zealand Festival e o Auckland Arts Festival.

No espetáculo, Macbeth e sua esposa transitam por um cenário de política volátil e frenesi midiático até o inevitável colapso causado pela ambição. O designer Jon Buswell assina cenário e iluminação, enquanto as roupas ganham assinatura contemporânea da figurinista Aleisa Jelbart. O balé é apresentado em associação com a Avis.

Turnê infantil em abril

Em abril, a companhia leva aos palcos de todo o país o balé infantil “Dazzlehands”, adaptação do livro ilustrado de Sacha Cotter e Josh Morgan. A montagem acompanha as aventuras do Porco herói e seus companheiros de fazenda, prometendo uma experiência divertida para toda a família.

Temporada de Inverno em julho

O mês de julho celebra passado, presente e futuro da dança com três obras:

  • “Birthday Offering” – estreia neozelandesa do clássico de Sir Frederick Ashton, criado em 1956 para marcar os 25 anos do The Royal Ballet, dentro das comemorações globais Ashton Worldwide 2024-28.
  • “Ultra Folly” – coreografia de Sarah Foster-Sproull de 2020 que reflete sobre isolamento e contato humano.
  • “Stand to Reason” – peça de Andrea Schermoly criada em 2018 para homenagear o 125º aniversário do sufrágio feminino na Nova Zelândia, inspirada no panfleto “Ten Reasons Why The Women Of New Zealand Should Vote”, de 1888.

Revivendo um clássico em outubro

A temporada se encerra em outubro com o retorno de “The Sleeping Beauty”, coreografia clássica de Greg Horsman apresentada pela primeira vez em 2011 para mais de 42 mil espectadores. A remontagem conta com cenários e figurinos de Gary Harris, participação da Wētā Workshop em efeitos especiais e execução ao vivo da trilha de Tchaikovsky por uma orquestra.

Ingressos para todas as produções já estão à venda, e o programa completo pode ser conferido no site oficial da companhia.

Com informações de Dance Informa Magazine

Olá, queridas! Sou Yasmin Farida, apaixonada por dança do ventre. Aqui, compartilho dicas, tutoriais e inspirações para todas as idades, ajudando você a explorar e aprimorar sua jornada na dança com alegria e confiança!