Seminário

Escuta da Dança Segunda-feira

Centro Cultural Correios, 16h às 19h
Gratuito

No dia 19 de junho de 2017 o DDDança em parceria com o Movimento Dança Recife e a Comissão de Educação e Cultura (CEC) - órgão representativo da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) realizaram a I Audiência Pública da Dança no estado. Esta agenda foi uma reivindicação dos fazedores da dança que surgiu como continuidade das ações em comemoração ao dia 29 de abril, dia internacional da dança.

Durante a audiência foram levantados pontos considerados cruciais para a continuidade da agenda de lutas do setor junto ao poder público, onde foram formados grupos de trabalho (GTs), sendo um deles o GT do Fundo de Incentivo à Cultura, cuja missão é estabelecer uma agenda de discussão e encaminhamentos junto à Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco para mudança e adequação das formas como os recursos são destinados, promovendo uma discussão de caráter técnico sobre a otimização dos recursos e dos processos de adequação das linhas de fomento, bem como os critérios de avaliação das propostas.

O interesse do GT do Funcultura é mostrar ao Poder Executivo que os fazedores da dança se constituem de forma plural e dinâmica, onde alguns dos objetivos do fomento se tornaram obsoletos e deixaram de contemplar a forma como a dança se desenha, cria e comercializa seus produtos e serviços, deixando de utilizar os recursos provenientes do fundo para se erguer, transformando esta relação com o fomento em apenas uma criação de projetos por demanda.

Com isso, o Movimento Dança Recife e o DDDança convocam todos os fazedores da dança para discutir, compreender e propor a construção de um documento síntese que deve ser entregue à Secretaria de Cultura de Pernambuco como demanda do setor para a reformulação das linhas do Funcultura. Este momento assume então um caráter histórico e concede à dança uma movimentação estratégica na busca por uma forma de ser vista e potencializada com os recursos deste fundo.

A Mostra Brasileira de Dança como membro da comissão convoca todos, junto com o DDDança e o Movimento Dança Recife, para que no próximo dia 07 de agosto, das 16h às 19h, compareçam no auditório do Centro Cultural dos Correios para participar deste momento tão importante.

{Danilo Carias é produtor cultural e membro do Movimento Dança Recife}